O Escoliose Brasil utiliza em seu programa de tratamento da escoliose e das deformidades da coluna vertebral, metodologias baseada em evidências científicas, seguindo as diretrizes mais atuais e aceitas pelas Sociedade Ortopédica Internacional de Reabilitação e Tratamento da Escoliose (SOSORT) e Sociedade de Pesquisa em Escoliose (SRS).
São Sete escolas principais de escoliose que seguem Exercícios Específicos de Fisioterapia para Escoliose. O nosso principal objetivo é utilizar o melhor de cada escola e as principais evidências científicas em nossas práticas, dessa forma, reunindo as melhores e informações científicas e os tratamentos do mundo realizado aqui no Brasil.
As escolas são apresentadas na ordem histórica em que foram desenvolvidas. Incluem a abordagem de Lyon da França, a abordagem Katharina Schroth Asklepios da Alemanha, a Abordagem do Exercício Científico da Escoliose (SEAS) da Itália, a abordagem Barcelona Escoliose Physical Therapy School (BSPTS) da Espanha, a abordagem Dobomed da Polônia, o Side Shift Abordagem do Reino Unido e abordagem de terapia individual funcional da escoliose (FITS) da Polônia.
Paciente Criança Escoliose Infantil – Indaiatuba- SP
Evolução em 12 meses
Esta paciente apresentava uma falta de alinhamento significativa que atrapalhava atividades funcionais básicas do dia a dia. Com colete e exercícios específicos ela reduziu 19º da curvatura lombar e 12º da curvatura torácica ficando muito mais alinhada, recuperando as atividades funcionais. O risco de cirurgia foi afastado.
Paciente Adolescente – Sumaré – SP
Evolução em 36 meses
Esta paciente chegou no início da fase do crescimento e com uma curva lombar significativa de 40º. A evolução natural da doença era que este grau aumentasse durante o crescimento com o risco da cirurgia. Com o tratamento conservador de exercícios específicos e Colete 3D ela reduziu a curvatura lombar para 12º e torácica para 5º, eliminando o risco de cirurgia.
Paciente Adulta – Belo Horizonte – MG
Evolução em 18 meses
Paciente adulta com a curva da Escoliose estabilizada, fez apenas exercícios específicos e reduziu 12 graus da curva. Diminuindo dores na coluna e melhorando sua qualidade de vida.