Como tratar a escoliose?

De acordo com SOSORT International Conference on Scoliosis 2015, que é o encontro dos maiores pesquisadores do tratamento da Escoliose que acontece anualmente, foi definido os seguintes tratamentos de acordo com o magnitude (tamanho) da curvatura da escoliose.

Observação

Curvaturas de 0 à 10 graus na radiografia (ângulo de Cobb) ou menores do que 7 graus no Escoliometro durante o teste de Adams: Esta curvatura não é denominada escoliose, e sim, desvio lateral da coluna vertebral, pois não existe o processo rotacional das vértebras. Existe a necessidade do acompanhamento, porém não necessita do tratamento fisioterápico.

Tratamento Fisioterapêutico

10 à 25 graus: há necessidade de Exercícios Científicos de fisioterapêuticos para Escoliose (Consenso SOSORT 2015). Com base nos resultados das principais evidências científicas, onde foi comprovado a eficácia dos tratamentos SEAS ou SCHROTH (os resultados foram publicados na literatura científica internacional).

Coletes Ortopédicos / Órtese para Escoliose associado a Exercícios Específicos

25 e 45 graus: O uso dos coletes ortopédicos 3D são indicados durante a fase de crescimento de crianças e adolescentes, para prevenir a progressão da curvatura.

O Tratamento fisioterapêutico com exercícios específicos tem um efeito adicional ao tratamento demonstrados em estudos atuais. Além de ter uma fundamental importância para a preparação e orientações do uso do colete ortopédico e sua continuidade e adesão ao tratamento.

Tratamento cirúrgico da Escoliose

Maiores de 45-50 graus: Este tratamento é indicado para curvas superiores a 45-50 graus, em pacientes adolescentes e adultos. A cirurgia pode ser executada como a última forma de tratamento, principalmente se a curvatura gera muito incômodo ao paciente, ou se os sintomas associados a escoliose, impossibilitam suas atividades de vida diária. Os objetivos do tratamento cirúrgico são a obtenção de correção da curva e para evitar a progressão da curva. Isto é geralmente conseguido por colocação de implantes de metal sobre a coluna vertebral, que são então ligados a hastes que corrigem a curvatura da coluna e segurá-la na posição corrigidos até fusão da coluna vertebral (Saber mais…)

Translate »