TRATAMENTO DE ESCOLIOSE EM PACIENTES ADULTOS É CAPAZ DE DIMINUIR A CURVATURA???
Tratamento sem cirurgia: é possível?
Os pacientes que sofrem com a escoliose podem encontrar maneiras de se tratarem, tendo em vista a quantidade intervenções que podem ser aplicadas em cada caso e, principalmente, sem cirurgia!
O que muitos temem, porém, é a necessidade de passar por alguma cirurgia para se livrarem do incômodo.
O que estudos já comprovaram?
No entanto, existem estudos bem fundamentados acerca de um tratamento não cirúrgico.
Segundo um artigo divulgado pelo National Center for Biotechnology Information, feito pelo BioMed Central, exercícios específicos podem reduzir a progressão da curvatura em casos de adultos com escoliose idiopática.
A pesquisa foi feita com 34 pacientes do próprio BioMed Central. Todos eles praticantes desses exercícios, conhecidos como SEAS (Scientific Exercises Approach to Scoliosis). A modalidade consiste em adaptar os exercícios de maneira individual para adaptação às mais variadas situações do dia a dia do paciente.
O resultado da observação
A eficácia do tratamento foi comprovada como uma das maneiras naturais (sem cirurgia) mais eficazes de amenizar o quadro de escoliose dos pacientes adultos. Importante ressaltar que o foco dessa análise era o grupo de pessoas que não haviam passado por nenhuma cirurgia para tratar a escoliose que os afetavam.
Um dos dados disponibilizados dá conta que pelo menos 68% dos pacientes perceberam melhorias na escoliose, após um período de, aproximadamente, dois anos sob o tratamento. Além disso, a curvatura de todos eles apresentou uma diminuição considerável com o avanço das medidas, a saber: (9.8 ± 6.6 °) e (50.9 ± 13.6), considerando os grupos participantes.