Nossa história se iniciou após o nosso Fundador e Diretor Científico Rodrigo Andrade ter realizado suas formações internacionais em métodos de exercícios comprovados cientificamente para tratamento da escoliose. Após finalizar sua primeira formação na Itália, em 2015, Andrade começou a ser procurado por pacientes pacientes de diversos estados do Brasil começaram a se interessar neste tratamento. Em seguida, ele foi buscar em diversas partes do mundo, como Hong Kong, Estados Unidos e Colombia, se aperfeiçoar em métodos de exercícios para ajudar ainda mais estes pacientes.
Em 2016, a primeira unidade do Escoliose Brasil foi fundada na cidade de Campinas – SP, tendo sempre como principal objetivo reabilitar pessoas com escoliose e deformidades da coluna vertebral baseado nas mais recentes evidências científicas, que proporcionam o melhor tratamento para cada pessoa, visando à melhora da saúde e bem-estar.
Hoje o Instituto Escoliose Brasil é referência internacional no tratamento não-cirúrgico da escoliose e deformidades da coluna vertebral, utilizando as maiores evidências científicas dos exercícios específicos de fisioterapia para escoliose, tratamento multidisciplinar humanizado e unindo a alta tecnologia para confecção dos Coletes 3D.
Temos ambientes pensados em cada detalhe em excelentes localizações das nossas sedes no bairro Cambuí em Campinas-SP, Bela Vista em São Paulo, Ipanema no Rio de Janeiro e Horto e Garibaldi em Salvador.
Contamos com uma equipe altamente especializada de fisioterapeutas, sendo 70% mestres, doutores e Pós-doutores, além de uma equipe multidisciplinar especializada dentro de sua área de atuação.
Atendemos pessoas de todo o Brasil e do exterior nas nossas sedes. Mais de 1600 pacientes já se beneficiaram da nossa metodologia científica exclusiva de tratamento, foram entregues mais de 800 Coletes S4D e hoje cerca de 400 pacientes seguem em tratamento.
Além da assistência ao paciente, o nosso instituto preconiza a produção de pesquisas científicas nas áreas da coluna vertebral, escoliose e postura em geral, em parceria com diversas universidades referência do Brasil (USP-SP, USP-RB, INTO-RJ, UFPA, UFS, UNISA, PUC-SP, UNIP-SP), liderado pela pesquisadora chefe Pós-Doutora Ana Paula Ribeiro (Docente e Pós-doutorado pela USP-SP / UNISA).
Formação no Método S4D:
Somos pioneiros e idealizadores da primeira Formação no Tratamento da Escoliose Baseada em Evidências – Método S4D na América Latina, formando mais de 1200 alunos em 40 turmas em 10 estados do Brasil e na América Latina e também contamos com a ONLINE, levando este conhecimento para todo o mundo.
Somos idealizadores e organizadores de forma pioneira em 2020 do ¨I Simpósio Sul-Americano de Escoliose¨ e ¨I Encontro Sul-Americano para Pacientes com Escoliose¨, contando com mais de 13.000 inscritos, sendo um evento 100% ONLINE, gratuito e beneficente, 22 palestrantes referência das instituições mais importantes do Brasil e do mundo (Para saber mais…)
Pioneirismo na Campanha Nacional JUNHO VERDE de Conscientização da Escoliose. O Escoliose Brasil forneceu embasamento para que Campinas se tornasse – de maneira pioneira – a primeira cidade do Brasil a inserir no calendário municipal a Semana de Conscientização em relação à Escoliose, criada por meio de um projeto de lei do então vereador Rafa Zimbaldi. A semana, realizada anualmente com palestras e informações ao público, foi criada pela lei 15.488/2017.
Durante toda a semana, uma série de prédios públicos da cidade – Câmara, Prefeitura, Torre do Castelo e os reservatórios da Sanasa no Alto Taquaral e São Vicente – são iluminados de verde, cor usada internacionalmente nas campanhas de alerta sobre o desvio. Além disso, nosso fisioterapeuta Rodrigo Andrade, por duas vezes, palestrou no Plenário sobre a conscientização da escoliose (assista na íntegra a palestra). As palestras foram abertas ao público e transmitida ao vivo pela TV Câmara Campinas.
Além destas ações, o Instituto Escoliose Brasil criou uma campanha nas redes sociais e também com veiculação no canal da TV Câmara de Campinas, na qual médicos, fisioterapeutas, pessoas com escoliose e famosos de diversas áreas falam sobre o problema e dão o alerta.
Entre os participantes da Campanha do Junho Verde do Escoliose Brasil estão os atores Anderson di Rizzi (Globo), Cléo Pires (Globo) e o Bruno Lopes (SBT), as cantoras Luisa Sonza e Mari (Banda Babado Novo), os atletas medalhistas olímpicos Fernando “Xuxa” Scherer (ex-nadador), Yane Marques (Petatlo Moderno) e Bárbara Seixas (Vôlei de praia), as atletas olímpicas Bia e Branca (Nado sincronizado), os jogadores de futebol Dedé e Léo (Zagueiros do Cruzeiro), Ivan (Goleiro da Seleção Brasileira e Ponte Preta), Danilo Barcelos (Ponte Preta), Fumagalli e Bruno Brígido (Guarani), a armadora Babi (campeã brasileira pelo Basquete Vera Cruz Campinas), o piloto de Stock Car Max Wilson, a modelo Karina Martins entre outros.
SOMOS PATROCIONADORES OFICIAIS DA SOSORT 2022 EM SAN SEBASTIAN – ESPANHA:
Em 2022 publicado o primeiro Artigo do Método S4D na Revista Internacional Medicina
https://www.mdpi.com/1648-9144/58/8/1024
MISSÃO
MISSÃO
Oferecer um serviço especializado de reabilitação centrado no paciente e baseado nas mais recentes evidências científicas da coluna vertebral, compartilhando conhecimento e capacitando profissionais da área de saúde.
VISÃO
Ser um centro de tratamento respeitado e admirado pela excelência em seus serviços e por proporcionar o conhecimento, tornando-se uma referência internacional no cuidado a saúde, agindo de forma ética e atual.
VALORES
Profissionalismo, ética, seriedade, ciência, acolhimento, resultados, respeito com a nossa equipe, clientes e professores são os nossos valores e definem quem somos.