USO DO CELULAR E DOR
A população em geral associam a causa da escoliose com muitas coisas, e uma delas é o uso excessivo do celular, muito pela maneira que o adolescente fica ao usar o aparelho. Não existem estudos na literatura investigaram se esta associação realmente existe. Mas sabemos que as causas da escoliose idiopática e sua progressão tem se mostrado relação com causas genéticas, hormonais, deficiência de vitamina D e Cálcio entre outros, ou seja não existe a associação do uso do celular com a escoliose .
No estudo de (DAMASCENO GM et al., 2018) por exemplo, também não foi encontrado nenhuma relação entre dor na coluna e o uso do celular. Verificar outras ferramentas como o nível de atividade física, horas de sono, estresse, ansiedade, depressão, torna-se mais importante, pois são fenômenos de suma importância para a condição de dor em adultos e adolescentes.
CARTEIRA NO BOLSO
Sentar em cima de uma carteira causa escoliose?? Muitas pessoas acreditam que o simples fato de sentar-se com uma carteira no bolso traseiro por tempo prolongado vai causar escoliose. Em relação a escoliose, isso não passa de nocebo, pois não há evidencias cientificas sobre o uso prolongado da carteira e o surgimento da escoliose.
NATAÇÃO
Natação para escoliose é bom ou ruim ?? Cerca de 98% dos médicos indicam a natação para quem tem escoliose com curvas leves, sem saber se realmente tem efeito para tal patologia, podendo até ter o efeito contrário. Estudo mostra que a prática regular de natação pode aumentar as curvas da coluna torácica e lombar. Além disso, apesar de ser classicamente prescrita como “tratamento” para a escoliose, não produz efeitos para corrigir as curvas da mesma.
MOCHILA
O uso da mochila é grande vilã com relação a causa da escoliose e as dores na coluna ? Não existem estudos na literatura investigaram se esta associação realmente existe. Mas sabemos que as causas da escoliose idiopática e sua progressão tem se mostrado relação com causas genéticas, hormonais, deficiência de vitamina D e Cálcio entre outros, ou seja não existe a associação do uso do celular com a escoliose .
Pesquisadores da Universidade de Sydney analisaram 69 estudos publicados sobre mochilas e dores nas costas envolvendo mais de 72.000 estudantes com média de idade de 12 a 14 anos. E ao contrário da opinião popular, a análise não encontrou evidências convincentes para sugerir que havia uma ligação entre dor nas costas e o uso de mochilas. Nem mesmo o peso, o tipo de mochila ou a maneira como as crianças carregavam as mochilas influenciavam o risco de dores nas costas. Portanto, não existe relação entre o uso de mochilas e a dor lombar em crianças e adolescentes.