Pioneirismo do Escoliose Brasil na Campanha Nacional JUNHO VERDE de Conscientização da Escoliose. O Escoliose Brasil apoiou incentivou de maneira pioneira – por meio de um projeto de lei de Rafa Zimbaldi (Na época vereador do município de Campinas (que se tornou a lei 15.488/2017) – inseriu em seu calendário anual a Semana.
Durante toda a semana, uma série de prédios públicos da cidade – Câmara, Prefeitura, Torre do Castelo e os reservatórios da Sanasa no Alto Taquaral e São Vicente – são iluminados de verde, cor usada internacionalmente nas campanhas de alerta sobre o desvio. Além disso, nosso fisioterapeuta Rodrigo Andrade, por duas vezes, palestrou no Plenário sobre a conscientização da escoliose (assista na íntegra a palestra). As palestras foram abertas ao público e transmitida ao vivo pela TV Câmara Campinas.
Além destas ações, o Instituto Escoliose Brasil criou uma campanha nas redes sociais e também com veiculação no canal da TV Câmara de Campinas, na qual médicos, fisioterapeutas, pessoas com escoliose e famosos de diversas áreas falam sobre o problema e dão o alerta.
Entre os participantes da Campanha do Junho Verde do Escoliose Brasil estão os atores Anderson di Rizzi (Globo), Cléo Pires (Globo) e o Bruno Lopes (SBT), as cantoras Luisa Sonza e Mari (Banda Babado Novo), os atletas medalhistas olímpicos Fernando “Xuxa” Scherer (ex-nadador), Yane Marques (Petatlo Moderno) e Bárbara Seixas (Vôlei de praia), as atletas olímpicas Bia e Branca (Nado sincronizado), os jogadores de futebol Dedé e Léo (Zagueiros do Cruzeiro), Ivan (Goleiro da Seleção Brasileira e Ponte Preta), Danilo Barcelos (Ponte Preta), Fumagalli e Bruno Brígido (Guarani), a armadora Babi (campeã brasileira pelo Basquete Vera Cruz Campinas), o piloto de Stock Car Max Wilson, a modelo Karina Martins entre outros.
Palestras para alunos, professores e funcionários sobre a Conscientização da Escoliose nas escolas do município de Campinas (fotos na Escola do Sítio) e testes de rastreamento da escoliose em adolescentes para detecção precoce da escoliose, além da produção de pesquisas científicas para maior compreensão da patologia.