Na última edição do SOSORT 2015, houve uma constatação por meio de uma saudável discussão que Fisioterapia não trata Escoliose, e sim Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose.
Resumo
O uso de exercícios para o tratamento de adolescentes com escoliose idiopática é controverso. Enquanto exercícios são rotineiramente utilizados em uma série de países da Europa Central e do Sul, a maioria dos centros no resto do mundo (principalmente nos países anglo-saxões), não defendem o seu uso. Uma das razões para isso é que muitos profissionais de saúde não estão familiarizados com as diferenças entre os exercícios generalizados de fisioterapia e exercícios fisioterapêuticos específicos de escoliose (PSSE): enquanto os primeiros são exercícios genéricos normalmente constituídos por baixo impacto, alongamento , fortalecimento e por atividades como Yoga, Pilates e da Técnica de Alexander, PSSE consistem em um programa de protocolos de exercícios específicos adaptados individualmente e à região da curva (topografia) dos pacientes, magnitude e características clínicas. Os PSSE – em português – EFEE – Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para a Escoliose são realizados com o objetivo terapêutico de redução da deformidade e prevenir a sua progressão. Também têm a finalidade de estabilizar as melhorias alcançadas com o objetivo final de limitar a necessidade dos coletes corretivos ou a necessidade de cirurgia. Este artigo apresenta as diferentes ‘escolas’ e abordagens de PSSE praticadas atualmente (Abordagens científicas de exercícios para escoliose – SEAS, Schroth, BSPTS, Dobomed, Side-Shift, FITS e Lyon) e discute suas semelhanças e diferenças.
Bettany-Saltikov J1, Parent E, Romano M, Villagrasa M, Negrini S.Physiotherapeutic scoliosis-specific exercises for adolescents with idiopathic scoliosis.
O Prof. Ms. Rodrigo Andrade é fisioterapeuta, mestre em ciências da Reabilitação – USP, Docente do Curso de Fisioterapia da PUC-SP, Especialista nos tratamentos da Coluna Vertebral – Escoliose (Formação Internacional Master ISICO (Istituto Scientifico Italiano Colonna Vertebrale – Milão) pelo método SEAS (Exercícios Científicos na abordagem da escoliose), RPG, Pilates e Acupuntura. Atende desde pessoas com dor, graves problemas na coluna vertebral, ou pessoas que simplesmente buscam uma melhor postura corporal ou uma melhor qualidade de vida.