Como é o tratamento fisioterapêutico para escoliose?
Mobilização da coluna, Fortalecimento da coluna Alongamento, Equilíbrio e Caminhada
(Podemos considerar que as aulas de PILATES ou Muitos tratamentos FISIOTERAPÊUTICOS são basicamente assim também…)
E AÍ , ISSO FUNCIONA MESMO?
Este estudo publicado na Euro Spine 2014 teve como objetivo avaliar o efeito de um programa de auto-correção ativa (Ex de Controle Motor) e ex orientados para tarefas sobre deformidades da coluna vertebral e qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com escoliose idiopática adulta leve (ângulo Cobb <25°).
Este randomizado e controlado no qual 110 pacientes foram alocados aleatoriamente para um programa de reabilitação consistindo em auto-correção ativa, exercícios para coluna orientados (foto) a tarefas e educação (experimental 55 indivíduos) ou ex tradicionais para coluna (controle 55 indivíduos). As avaliações foram, antes e no final do tratamento e 12 meses depois (acompanhamento), todos os pacientes foram submetidos à deformidade radiológica (ângulo de COBB) , ângulo de rotação do tronco e avaliações SRS 22.
RESULTADOS:
Na deformidade radiológica: grupo experimental levou a uma melhoria significativa (diminuição do ângulo Cobb > 5 °), enquanto o grupo controle permaneceu estável. A análise de todas as medidas de resultado secundárias revelou efeitos significativos de tempo, grupo e tempo por interação grupal a favor do grupo experimental. Ou seja, o grupo Experimental obteve uma melhora durante o tempo de tratamento e se manteve após um ano, enquanto o grupo de Exercícios tradicionais teve uma ligeira piora, uma vez que a Escoliose Idiopática do Adolescente é PROGRESSIVA.
CONCLUSÕES:
O programa de auto-correção ativa e exercícios orientados a tarefas foi SUPERIOR aos exercícios tradicionais na redução de deformidades da coluna vertebral e na melhora da qualidade de vida em pacientes com Escoliose Idiopática do Adolescente leve. Os efeitos duraram pelo menos 1 ano após a conclusão da intervenção.
ESCLARECIMENTO:
Neste estudo não foi imposto nome de MÉTODOS, e sim uma AUTO CORREÇÃO INDIVIDUALIZADA, dentro de um contexto do APRENDIZADO MOTOR!!!!
Parabéns aos autores pela clareza na descrição da Metodologia que é altamente reproduzível (o que é raro) !!!!!
FUJA DE MÉTODOS MILAGROSOS.
O RACIOCÍNIO CLÍNICO COM O DIRECIONAMENTO DA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS É O CAMINHO !!!!!!
Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24682356