O Prof. Ms. Rodrigo Andrade, é docente do Curso de Fisioterapia da PUC-SP, e seu doutorado na USP é um estudo clínico randomizado comparando dois métodos no tratamento da Escoliose Idiopática do Adolescente.
O Prof. Ms. Rodrigo Andrade é ÚNICO fisioterapeuta na América Latina com AMBAS FORMAÇÕES – MÉTODO SCHROTH (Scoliologic Schroth Best Practice by Dr Weiss – Hong Kong) e MASTER ISICO ABORDAGEM SEAS – Exercícios Científicos no Tratamento da Escoliose (Istituto Scientifico Italiano Colonna Vertebrale – Milão-Itália).
Na foto 1, Formação MASTER ISICO ABORDAGEM SEAS com Michele Romano (Direitor técnico da ISICO), fisioterapeuta/
Como funciona Método Schroth?
Alongado e Derrotando sua coluna
Exercícios Schroth são personalizados para cada tipo de deformação da coluna vertebral.
O método Schroth ensina como:
Corrigir a rotação vertebral e aumentar a capacidade pulmonar com uma técnica de respiração de rotação.
Ajudar a restaurar a posição normal da coluna vertebral com correções pélvicos, técnica de respiração e estabilização contrações isométricas.
Melhorar a sua postura durante a vida diária de rotina, não apenas durante a terapia.
Exercícios Schroth são adaptados para Curvas e de cada paciente:
Consistem em uma combinação de alongamento, fortalecimento e técnicas de respiração
Deter a progressão da curva, eliminar a dor e melhorar a postura – para a vida
Pode ser feito em casa e como parte de sua vida diária
Tratamento da Escoliose pelo Método Schroth, têm três estágios dos exercícios:
1. Primeiro faça as correções de posição pelve adequadas
2. Fazer alongamento da coluna e, em seguida, a respiração angular de rotação, técnicas para mover a coluna e as costelas para melhorar a postura.
3. Ativação dos músculos do tronco de forma isométrica, a fim de fortalecer os músculos fracos e preservar a postura corrigida.
História do Método Schroth
Valorização traumatológica do método
Conclusão
Evidência científica
Entre todas as abordagens de Exercícios Científicos da Escoliose, o método Schroth é entre os exercícios específicos mais estudado e amplamente utilizado abordagens para escoliose. Numerosos estudos têm foi escrito pelo Dr. Hans Weiss (Método no qual me formei), o diretor médico da o Asklepios Katharina Schroth Centro de Reabilitação (1995-2008), e pelo Dr. Manuel Rigo, diretor da Barcelona escoliose Physical Therapy School (BSPTS).
Seus estudos demonstram resultados positivos do uso do método Schroth sobre a força muscular das costas, função da respiração, dor, qualidade de vida e auto-imagem, retardando a progressão da curva, melhorando ângulos de Cobb e diminuindo a prevalência da cirurgia.
Um estudo recente de Kuru et al., Sugere que os Exercícios Schroth realizados em uma clínica sob supervisão são superiores apenas programas de exercícios em casa, com resultados indicando melhoria significativa no ângulo de Cobb, de qualidade vida e tronco de rotação.
Um estudo realizado por Schriber et al., confirma em um Estudo Clínico Randomizado que a melhora da auto-imagem e qualidade de vida em pacientes que foram atribuídos a um grupo exercício Schroth é maior em comparação com um grupo de controle (pessoas que não recebem tratamento).
Outro estudo que seguiu os princípios Schroth e do protocolo BSPTS (Escola de Barcelona) mostrou, uma melhora na assimetria e no desequilíbrio da coluna vertebral, tanto no plano frontal e no plano transversal.
O método Schroth foi mostrado para influenciar positivamente o ângulo de Cobb, capacidade vital, força e alterações posturais na escoliose idiopática do adolescente. Além disso, na redução da proporção de crianças com escoliose idiopática do adolescente que foram submetidas a cirurgia, métodos conservadores de tratamento da escoliose nunca deve ser descartada como uma alternativa aos pacientes como uma alternativa viável ao tratamento cirúrgico.