Frequentemente recomendada por certa parte da comunidade médica, e até mesmo no senso comum, com o passar do tempo, condicionou-se como verdadeira, a premissa de que a natação ajuda na escoliose.
Seria tal fato, verdade, ou não passa de um mito, passado de geração a geração? Natação não ajuda escoliose? Vejamos as respostas a tais perguntas, a seguir.
Natação e deformidades da coluna vertebral: um estudo transversal
Um estudo denominado Natação e deformidades da coluna vertebral: um estudo transversal (Swimming and Spinal Deformities: A Cross-Sectional Study), produzido pelos (as) doutores (as) Fabio Zaina, Sabrina Donzelli, Monia Lusini, Salvatore Minnella, and Stefano Negrini, visa trazer luz ao tema.
O estudo aborda a escoliose, tecendo a inter-relação ente a natação competitiva o período da adolescência, a lombalgia e as deformidades da coluna vertebral.
Em um cenário onde a relação entre esportes e doença espinhal tem sido amplamente discutida, a experiência deste estudo, publicada no conceituado Journal of Pediatrics surge como um verdadeiro marco histórico.
Em síntese, o estudo transversal usou a amostra de conveniência de 112 nadadores adolescentes (62 mulheres), comparando-as com 217 estudantes (106 mulheres) da mesma idade (12,5 anos).
Por meio de um questionário coletou-se dados, o havendo também a medição do ângulo de rotação do tronco com o auxílio do escoliômetro de Bunnel, juntamente com as distâncias de prumo para cifose e lordose. Com os testes para detecção de deformidades da coluna vertebral aplicados, análises foram realizadas.
Diversas conclusões relevantes surgiram a partir dos estudos realizados, sendo que chamou a atenção, o fato de que, de acordo com o artigo, a natação está associada a um risco aumentado de assimetrias e hipercifose do tronco.
Ou seja, ela pode prejudicar ao invés de ajudar o paciente com escoliose. Apesar
da natação ter sido considerada um esporte completo e uma opção de tratamento para escoliose, os dados do estudo contradizem, a ainda mostram uma maior prevalência de lombalgia em mulheres que praticam natação.
Partindo destas informações, a natação não ajuda escoliose. E você, qual sua opinião a respeito?
O link para o artigo científico está logo aqui!