SEAS (Abordagem de Exercícios Científicos para Escoliose): a moderna e eficaz evidência baseadas na abordagem de exercícios fisioterapêuticos específicos escoliose

SEAS (Abordagem de Exercícios Científicos para Escoliose): a moderna e eficaz evidência baseadas na abordagem de exercícios fisioterapêuticos específicos escoliose

escoliose-seas-0001

Introdução: SEAS é a sigla para “Abordagem de Exercícios Científicos para Escoliose”, um nome relacionado com contínuos aperfeiçoamentos da abordagem com base nos resultados publicados na literatura.

Programa de Reabilitação: SEAS é um programa de exercícios individualizado adaptado a todas as situações de tratamento conservador de escoliose: Independente em curvas de baixo-médio graus durante o crescimento para reduzir o risco do uso de órtese; correção com a órtese em curvas de médio-alto graus durante o crescimento, com o objetivo de aumentar a correção, preparar o desmame, e evitar / reduzir efeitos adversos; para adultos, ou progredindo ou consolidados para ajudar a estabilizar a curva e reduzir a incapacidade.

SEAS é baseado em uma técnica de auto-correção ativo específico realizado sem ajuda externa, e incorporadas nos exercícios funcionais. Os testes durante uma avaliação detalhada, são de fundamental importância, para orientar a escolha dos exercícios mais apropriados para o paciente individualmente.

Melhora da estabilidade da coluna na auto-correção ativa é o objetivo primordial da SEAS. Os exercícios SEAS treinam a função neuromotora para estimular por meio de reflexo uma postura auto-corrigida durante as atividades da vida diária.

SEAS pode ser realizada na clínica (dois / três vezes por semana por 45 minutos) ou como um programa para casa para estar realizando por 20 minutos diários. No último caso, são propostas as sessões especializadas de fisioterapia por 1,5 horas, a cada três meses.

Resultados: Em diferentes estudos, incluindo um ensaio clínico randomizado controlado (2014), publicados ao longo dos últimos anos, documentou a eficácia da abordagem SEAS aplicada nas várias fases do tratamento da escoliose e na redução da progressão do ângulo de Cobb e a necessidade de usar uma órtese.

Conclusões: SEAS é uma abordagem para o tratamento de exercício para escoliose, com uma moderna e importante base neurofisiológica, para reduzir as necessidades dos pacientes e, possivelmente, os custos para as famílias ligadas à frequência e intensidade do tratamento e avaliações. Portanto, SEAS permite o tratamento de um grande número de pacientes que vêm de longe. A SEAS por ser de fácil aprendizagem, exige menos supervisão do fisioterapeuta, usando menos exercícios domiciliares prescritos, em menor quantidade do que outras abordagens de exercícios específicos para escoliose, e é necessário a participação efetiva do paciente e da família. O programa não tem direitos autorais, e os professores estão sendo treinados no mundo todo.

Romano M, Negrini A, , Parzini S, Tavernaro M, Zaina F, Donzelli S, Negrini S. SEAS (Scientific Exercises Approach to Scoliosis): a modern and effective evidence based approach to physiotherapic specific scoliosis exercises. Scoliosis, 2015;10(3):1-19.

O Prof. Ms. Rodrigo Andrade é fisioterapeuta, mestre em ciências da Reabilitação – USP, Docente do Curso de Fisioterapia da PUC-SP, Especialista nos tratamentos da Coluna Vertebral – Escoliose (Formação Internacional Master ISICO (Istituto Scientifico Italiano Colonna Vertebrale – Milão) pelo método SEAS (Exercícios Científicos na abordagem da escoliose), RPG, Pilates e Acupuntura. Atende desde pessoas com dor, graves problemas na coluna vertebral, ou pessoas que simplesmente buscam uma melhor postura corporal ou uma melhor qualidade de vida.

Translate »